sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O pecado que habita em mim






      Cresci em um ambiente que se falava muito sobre pecado e punição. As melhores e mais bonitas coisas que enxergava na vida eram-me proibidas, pois delas (diziam) procedia o mal. Bem assim a vida me foi apresentada e menos por obediência e mais por medo, tentei seguir os mandamentos que foram inventados por algum ser ignorante e frustrado.

      Vi passar diante dos meus olhos os ciclos da vida; neles refletiam a sobrecarga de receios, medos, perturbações, traumas. Bem assim cresci. Mente carregada. Sobrevivente de histórias cansadas e, sobretudo, mal contadas. Alma que lutava para conseguir o olhar de Deus, mas sempre barrada por a falta de esperança uma vez que do pecado não conseguia libertar-se. O pecado em sonhar, querer mais; o pecado em ouvir uma bela música, em arriscar-se nos paços de alguma dança; em curtir um cinema, teatro, circo, parque, coisas de criança.

       Ao crescer, coube a mim a responsabilidade e, também, o direito de observar os caminhos e fazer as escolhas. De início, a vida parecia mais leve, mais bonita, cheia de opções. Agora era só viver! Entretanto, presa por as raízes que dominava todo o caule, senti a incapacidade de conduzir a vida com leveza e nobreza. Minha base revelou-se, mais do que nunca, meu algoz; inimigo forte que abatia sem piedade. Reconheci, finalmente, que mesmo fora das grades permanecia a mesma infeliz presa. Presa a conceitos; presa em mentiras ideológicas que foram incutidas em minha mente.

       Ao buscar o encontro com a diversão, entreguei-me a ela e logo fui ridicularizada; por eles, por mim. Ao tentar viver, perturbava-me por achar que estava infringindo as leis divinas, morais e familiares. Cedo me desconcertei, nunca me achei e deixei de viver. Mesmo quando nada era transgredido, sentia-me transgressora; minha mente me acusava; não se fazia necessário pecar, para sentir-me pecadora; fui treinada e enxergar pecado em tudo e, assim, ele passou a habitar dentro de mim.


Liliana Almeida
16 de outubro de 2013. 

3 comentários: